Deixemos claro, que evento não significa necessariamente festa. Segundo Dalmolin e Dakota (2013) pode-se considerar o evento na escola como um recurso educativo e didático que traz muitos benefícios, a partir do momento que contribui para os alunos se relacionarem com o meio, a comunidade e os outros espaços, ampliando sua visão de mundo. Dessa forma, antes de pensar em realizar um evento na escola, é imprescindível que a equipe de professores, pedagogos e diretiva, discutam e reflitam em conjunto, sobre os possíveis eventos a serem trabalhados na escola.
A princípio o evento escolar deve relacionar-se aos conteúdos abordados em sala de aula, com a proposta pedagógica, os princípios e valores que norteiam a instituição educacional e ainda, alinhado as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular. É parte de uma ação escolar que reúne atividades de forma planejada ao longo de uma etapa ou ano, traçando objetivos e metas a se cumprir, e que promova aprendizagem significativa.
O evento escolar de sucesso, depende inicialmente da formação de uma equipe. Há uma frase de Madre Teresa de Calcutá que muito nos ensina "Eu faço o que você não pode, e você faz o que eu não posso. Juntos podemos fazer grandes coisas”. A organização de uma equipe requer a junção de pessoas focadas no mesmo sentido, intenção, objetivos e com habilidades diferentes, cada qual contribuindo para que tudo aconteça.
Desde 1997, realizo a produção de diversos eventos, com grandes, médias e, também em EUquipe, andorinha solitária. Como andorinha solitária, perdi algumas penas, equilíbrio e realizei voos exaustivos. Trabalhar em equipe é sem dúvida a melhor opção.
A formação de uma equipe é benéfica no sentido de contribuir para as discussões das ações, e principalmente na divisão de funções. Dessa forma, trabalhe em Equipe.
Outro ponto fundamental é a comunicação entre os membros da equipe. O coordenador da equipe é responsável por compartilhar as minúcias do evento e sem exceção, todos os integrantes, devem ter ciência dos detalhes do evento. Promova reuniões com antecedência e dialogue com os membros da equipe, dê abertura para perguntas e esclareça as dúvidas.
A antecedência, não se trata de reunir horas antes ou um dia anterior ao evento, é preciso dialogar durante a pré - produção, ou seja, logo após a definição do tema e formação da equipe.
Imagine, trabalhar em um evento sem receber as devidas orientações? Isso é real e já passei por isso. Tanto como parte integrante de uma equipe, quanto como organizadora "junior". Frio no estômago só de lembrar. Público chegando, equipe perdida, tentativas de adivinhar o que fazer e instruções rasas durante o evento. Diante de uma situação como esta, qual será o resultado?
Para que esta situação não aconteça, leia com atenção as dicas a seguir.
A seguir, disponibilizo algumas ferramentas interessantes para auxiliar na definição do tema e ideias centrais do evento. A primeira é o Brainwriting, uma técnica para gerar ideias, na qual a equipe escreve suas ideias sobre o tema em discussão, por alguns minutos, sem falar. Basicamente o método propõe que cada pessoa escreva sua ideais em resposta a um problema ou a uma pergunta. Com o tempo marcado, cada pessoa registra e passa o papel para a pessoa seguinte. Ao ler as ideias do outro integrante da equipe, usa-se as ideias como acionadora de suas próprias ideias, um gatilho. Realiza-se uma rodada completa, e depois de cada pessoa acessar os registros, as ideias são escritas normalmente em um quadro branco. CLIQUE, BAIXE e mãos a criação.
A segunda ferramenta são as planilhas Business model do canvas. Em uma visão mais empresarial a planilha aborda 9 blocos: Segmentos de cliente, propostas de valor, canais de distribuição, relacionamento com o cliente, atividades chave, recursos chave, parcerias, estrutura de custo, fluxo de receita. Um evento segue propostas similares a um negócio. Observe:
Segmentos de cliente ( para quem você irá agregar valor?): Comunidade escolar, apresentação interna;
Proposta de valor ( Como o seu evento resolve o problema de um segmento de clientes ou ameniza a sua situação? Quais os seus benefícios depois ou durante o evento?): O aluno desenvolveu mais autonomia, trabalhou em grupo, aprendeu mais sobre Arte, português, educação física, matemática, produziu uma pesquisa e etc;
Canais de distribuição ( Em quais canais o evento será divulgado?) instagram, facebook, site da escola, jornal local;
Relacionamento com o cliente (Fidelizou por mais um ano seu aluno e familiares na unidade escolar?). Sem aluno, sem escola.
Viu como é possível adequar a planilha Business do Canvas para organizar seu evento escolar?! Essa é uma das diversas ferramentas existentes. É uma boa opção para traçar as linhas iniciais de um evento.
É agora, pronto para desenvolver seu evento na escola?
Dia da família, Dia das mães, Dia dos pais, Páscoa, Natal, Dia da consciência Negra, Dia do livro, Festa Junina e tantos outros temas. É comum que as datas comemorativas sejam celebradas na escola, pois abordam contextos culturais, sociais, históricos e dialogam com habilidades propostas no currículo. A saber:
EF69AR34: Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
EF01HI08: reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
EF35EF04: Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
EF69AR31: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
EI03EO06: Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modo de vida.
EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
EF03HI03: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
EI03EF04: Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
Há outras habilidades citadas na BNCC relacionadas ao assunto. Cabe ao professor e equipe pedagógica selecionar as habilidades de acordo com o tema do evento e as competências a serem desenvolvidas. Produzir evento é dinamizar o ensino, oportunizando ao aluno, protagonismo. Entretanto, escrever um evento demanda TEMPO, PESQUISA, CRIATIVIDADE E ORGANIZAÇÃO.
Dessa forma, para OTIMIZAR seu tempo, disponibilizo em nossa LOJA VIRTUAL , roteiros completos em forma de E-books sobre temas diversos.
Como professora de Arte e Educação física produzi/dirigi diversos eventos: Dia das mães, Festa da Família, espetáculos de dança, espetáculos teatrais, Páscoa, Natal, Saraus, Lives, festas juninas e outros. Como parte integrante da equipe de assessores da Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga, desenvolvi cerimoniais para aulas inaugurais, premiações, inauguração de unidades escolares, congressos, projetos institucionais, produção de vídeos e site. Um percurso de grandes aprendizagens!
Acredito que o material auxiliará em seu dia a dia. Roteiros que deram certo e com fácil aplicabilidade. É caso tenha dúvida, deixe seu comentário no final da página e para mais conteúdo, acesse o instagram @sinthiaolliveira.
Texto por Sinthia Oliveira - Mestre em Arte pela Escola de Belas Artes/UFMG